domingo, 7 de março de 2010

Golden Rock

A Golden Rock está para a Birmânia como Fátima esta para nós. É o destino natural das caminhadas de qualquer peregrino birmanês. Apesar de ser um lugar de culto, não deixa de aos meus olhos ser apenas uma grande pedra dourada...
De facto, a ida à Golden Rock não me deslunbrou, valeu no entanto pelo ambiente místico vivido no local, e acima de tudo pelo "autocarro descapotável" que apanhei juntamente com os locais. Este autocarro não tem horários, basicamente parte quando os proprietários não conseguem empilhar mais pessoas!
Antes de abandonar Golden Rock ainda tive oportunidade de me aventurar na street food mais agressiva de toda a viagem... a experiência valeu-me uma intoxicação alimentar no dia seguinte.
Depois de ver a Golden Rock regressei a Yangon e, com um dia inteiro livre, decidi passá-lo a andar no comboio que circunda a cidade (4h de viagem). Decidi para isso adoptar o traje local (seria fácil ir de calções) e ir de longy. Longy, que não é mais do que uma saia para nós, é o traje oficial da Birmânia e é utilizado tanto por homens como por mulheres. A única diferença está na maneira como se ata a saia! Fiquei a saber isto pouco tempo depois de me encontrar na
estação. Ao que parece tinha dado o nó da maneira feminina (de lado) como se já não fosse suficientemente mau estar de saia!
A experiência foi bastante engraçada, pois apesar de ninguém falar inglês no comboio, não conseguiam esconder a curiosidade e o orgulho que a minha saia gerava na carruagam. Ficavam orgulhosos e contentes por um estrangeiro utilizar os seus costumes e tradições...

Special?!
Tanaka faces

Smiling faces

3 comentários:

  1. Que giro!!! Baaahhhh que inveja!! Mais Jonas..queremos mais...estás para aí 2meses atrasado;) beijinhos. Rita Lagarto

    ResponderExcluir
  2. Jonas começa a esquecer os seus leitores para se dedicar na totalidade ao desconhecido...

    ResponderExcluir
  3. Toda a razão meus queridos, vou regularizar a situação!

    ResponderExcluir